No 15º — e último — episódio da 2ª temporada do Construcast, o podcast da OLX em parceria com o InfoMoney e a CashMe sobre o mercado imobiliário, o convidado foi Alcino Pasqualotto Neto, CEO da construtora Pasqualotto. Com apenas 34 anos, Alcino já comanda a empresa que começou como um negócio familiar e hoje tem mais de 300 mil m² em áreas contruídas.
Ao longo dos seus mais de 20 anos de existência, a companhia nem sempre foi uma construtora, evoluindo de uma olaria até uma empresa com mais de 2000 funcionários entre diretos e indiretos. E para contar um pouco mais dessa história, o trio de apresentadores se reuniu novamente: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e apresentador no InfoMoney, Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios do ZAP+, e Juliano Bello, co-fundador da CashMe.
Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre essa trajetória que se iniciou no Mato Grosso do Sul e hoje se concentra no desenvolvimento e modernização do litoral de Santa Catarina? Confira um resumo do que foi abordado ao longo do episódio e, em seguida, confira o conteúdo na íntegra!
Do negócio familiar ao maior empreendimento residencial da América Latina
Antes de chegar ao topo — literalmente — do seu segmento, a construtora Pasqualotto passou por diferentes fases. O negócio surgiu em 1993, quando o pai de Alcino, Lindomar, tinha uma olaria para fabricação de tijolos no Mato Grosso do Sul. Após o período no Centro-Oeste brasileiro, a família foi para o litoral de Santa Catarina, onde iniciou uma loja de materiais de construção.
“Meu pai fabricava tijolos e depois começou a trabalhar com a venda de materiais de construção. Mas a instabilidade econômica no Brasil e a insegurança de receber pagamentos, por exemplo, fez com que ele decidisse parar de vender e começar a construir”, afirmou.
E foi essa criação dentro do segmento que contribuiu para a decisão de Alcino em trabalhar na construtora.
“Eu cresci no meio da olaria, estou envolvido nisso desde quando era criança. Minhas brincadeiras eram com canos de PVC, trena e pregos. Entrei nas operações da empresa aos 17 anos e acompanhei todo o processo de evolução da Pasqualotto, já que passamos por três áreas no mesmo ramo”, completou.
Hoje a Pasqualotto se tornou uma referência na região litoral de Santa Catarina, construindo empreendimentos que prezam pelo acabamento, serenidade e também o estilo. Uma das suas obras é o Yachthouse, em Balneário Camboriú, o maior prédio da América Latina. Se engana, porém, quem pensa que a verticalização é o que move a construtora.
“Santa Catarina em geral está liberando a verticalização, mas não compramos nenhum terreno pensando em altura. Consideramos a localização e o modelo de empreendimento que queremos construir. O mais importante é conseguir gerar menores custos para a logística, construção e outros processos, sempre prezando pela qualidade de vida proporcionada dentro daquele ambiente”, finalizou.
Interessante essa história, não é mesmo? Por que não conhecer tudo sobre a Pasqualotto? Confira o episódio na íntegra ao clicar no player abaixo!