Afinal de contas, como é o trabalho do corretor de imóveis online? Essa é uma pergunta que ganhou força nos últimos meses, sobretudo entre os profissionais do setor imobiliário, que perceberam a importância da adaptação diante os desafios da pandemia.
Por isso, aproveitamos o momento para elaborar este conteúdo completo sobre o tema. O nosso objetivo é apresentar as principais curiosidades no assunto, demonstrando como você pode modernizar a sua atuação no mercado, aproveitando tendências e soluções digitais. Acompanhe!
Como é o trabalho do corretor de imóveis online?
O mercado imobiliário sempre foi um ambiente receptivo a novas tendências — o que também se estende aos seus agentes, os corretores de imóveis. Por isso, é seguro dizer que a atuação online já acontecia antes mesmo da pandemia, que apenas acelerou a transformação digital do setor.
Tecnicamente, um corretor de imóveis online faz tudo o que um presencial também faz, com o diferencial de exercer sua profissão de forma digital, com o uso de ferramentas capazes de compensar a interação presencial com os clientes.
Para divulgar suas unidades, o profissional online utiliza plataformas de anúncios pagos, como a OLX, expandindo a visibilidade dos imóveis sobre a concorrência, alcançando um público maior e, consequentemente, uma melhor prospecção de clientes.
Mas e se esse profissional precisa de uma boa conversa para discutir preços, condições e posicionar seus argumentos de vendas? Sem problemas. Em tempos de trabalho remoto, qualquer plataforma de videochamadas já consegue suprir essa necessidade.
Esse profissional também reconhece a importância de uma atuação inteiramente digital. É por isso que também investe na construção de uma boa presença nas redes, como o Instagram e o YouTube, que são espaços em que é possível apresentar as unidades à venda, enquanto engaja seus seguidores — além de aproveitar esses canais para divulgar a sua loja na OLX.
Além disso, o corretor online está pronto para interagir com o consumidor em todas as pontas de atendimento, por meio do chat próprio de seu site ou da sua página na OLX, mensagens no WhatsApp, DMs no Instagram, videochamadas e ligações tradicionais.
Por fim, esse profissional também investe na produção de conteúdo, que são as mídias que abastecem suas páginas, como tours pelos imóveis, top 5 curiosidades, posts sobre datas como o Dia do Corretor, daily vlogs ou qualquer outra tática funcional para captar atenção, público e reconhecimento nas redes.
Quais as vantagens de ser um corretor de imóveis online?
Flexibilidade, produtividade e faturamento. Assim como em muitos outros setores, a internet funciona como uma alavanca de escalabilidade para a sua atuação no mercado, pois, basicamente, ela amplia o seu alcance operacional. Entenda!
Flexibilidade
Quando se é um corretor presencial, você acaba ficando limitado ao seu raio de atuação, sobretudo quando falamos de grandes cidades. Com a atuação online, isso deixa de existir, pois você pode atender clientes de qualquer região, com velocidade, economia e praticidade.
Isso vale tanto para a captação de novos imóveis, em que a fase de observação e pesquisa pode ser feita online, como para a etapa de prospecção, relacionamento e negociação com os clientes, que também pode acontecer no meio digital.
Produtividade
Já aqui, temos uma vantagem inerente à anterior. Além de atuar com uma cartela maior de imóveis e clientes, o corretor online não está limitado por questões físicas. Isso significa que você não perde tempo no trânsito, atravessando a cidade indo de um cliente ao outro.
Com a atuação online, tudo está ao alcance de alguns toques, seja para conversar com um proprietário, fazer uma videochamada com uma família interessada em uma unidade ou interagir com novos leads — tudo do conforto do seu ambiente de trabalho que, provavelmente, é a sua casa.
Faturamento
Por fim, os corretores online podem perceber um aumento na geração de renda. Essa é uma expectativa comum na transição para o online, justamente pela ampliação dos recursos fundamentais ao seu trabalho, como o portfólio de imóveis, a cartela de contatos e a captação de novos clientes.
Como se tornar um corretor de imóveis online?
Tecnicamente, a transição para uma atuação online é bastante simples, pois você já deve interagir com a maioria dos componentes necessários para essa transição. Dê uma olhada!
Invista em um plano pago em uma boa plataforma de anúncios
Tudo começa pela visibilidade. Por isso, acreditamos que o seu primeiro passo precisa ser em direção a uma forma inteligente de expor as unidades do seu portfólio. Aqui, você pode até pensar: mas por que eu pagaria por isso se existem plataformas gratuitas?
Embora isso seja verdade, pois a própria OLX permite a publicação de anúncios de forma gratuita, essa não é a melhor estratégia se você realmente quer se destacar no mercado. Com um plano pago, os anúncios são alavancados, ocupando posições de destaque na plataforma e recebendo mais atenção por um período maior.
Entregue qualidade e informação
Trabalhando online, você precisa compensar a ausência das qualidades da interação presencial. Sendo assim, todas as suas páginas são os seus cartões de visita. Para ser um corretor digital, você precisa entregar um serviço diferenciado e melhor do que os seus concorrentes.
Isso significa investir em boas fotografias para captar imagens de qualidade, redigir boas descrições, filmar tours dos imóveis e tudo o mais que for necessário para engajar a atenção e confiança do cliente para o seu negócio. Afinal de contas, é comum que uma mesma unidade esteja vinculada a mais de um corretor e imobiliária, intensificando a competitividade.
Seja onipresente no meio digital
A internet é a sua maior aliada. Por isso, é fundamental criar sites responsivos, com uma forma de contato intuitiva em todas as oportunidades — o que vale para o seu site, galeria na OLX e páginas nas principais redes do momento, como Instagram, YouTube e afins.
Como a OLX pode ajudar?
Por fim, vale explicar como podemos ajudar na sua jornada. Caso não saiba, a OLX é a maior plataforma de compra e venda online no Brasil, dominante em anúncios, vendas e compras de imóveis, veículos, eletrônicos e afins.
Tratando-se de imóveis, registramos mais de 320 milhões de buscas na categoria todos os meses — o que é possível por conta das mais de 1,6 milhões de pessoas buscando imóveis todos os dias, resultando em mais de 15 milhões de contatos efetuados a cada mês em nossa plataforma.
Além disso, contamos com planos e precificações flexíveis, com pacotes que permitem de 5 a 100 novos anúncios por mês — todos alavancados pelos diferenciais do Plano Profissional, que entrega mais visibilidade e resultados para as suas publicações.
Então, não perca a oportunidade de começar a sua transição para corretor de imóveis online da maneira certa. Para isso, basta acessar nossa página e conferir a gama de Planos OLX!