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Big Data no e-commerce: quais são os benefícios nas vendas online?

Por Equipe OLX | 28/12/2020 - Atualizado em: 28/12/2020

A revolução digital vem mudando diversos setores de negócios. Há um tempo, os vendedores de bens e serviços na internet tinham que utilizar softwares caros e pesados para gerenciar as informações dos clientes. Com o surgimento do Big Data no e-commerce, essa atividade melhorou muito, pois permite acompanhar padrões e tendências de consumo para otimizar as ofertas e gerar mais vendas.

Ao compreender melhor os hábitos do público-alvo, é possível prever o que é preciso fazer em determinados momentos para chamar a atenção dos consumidores contemporâneos, que são mais exigentes. Para os negócios que desejam se manter competitivos no mercado, como o segmento de venda de imóveis online, o uso de ferramentas convencionais não funciona mais.

É necessário usar recursos mais robustos para melhorar a experiência comercial. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo sobre Big Data no e-commerce e quais são os benefícios obtidos com esse tipo de automação comercial.

O que é Big Data?

Big Data nada mais é do que um conjunto grande de dados. Esse volume aumenta de forma considerável, conforme novas ferramentas digitais surgem para produzir mais informações a cada minuto.

Os registros do Big Data podem ser classificados ou não e estimulam o cruzamento de dados para despertar ideias e favorecer decisões estratégicas para um negócio. Com o uso desse recurso, é possível compreender:

  • a realidade do mercado;
  • as inovações que estão se consolidando;
  • as demandas de determinados compradores.

Além disso, o Big data é composto por “3s Vs”:

  1. volume: total de dados de fontes diversas conseguidos pela equipe de marketing e vendas. Inclui redes sociais, registros financeiros, dependendo do segmento da empresa;
  2. velocidade: com a evolução da tecnologia, dados passaram a ser gerados e transmitidos com muita rapidez. Em mídias sociais ou softwares de gestão, por exemplo, é possível coletar informações em tempo real;
  3. variedade: são os formatos em que os registros são gerados, como arquivos de texto, áudios, e-mails, transações financeiras, vídeos, etc.

Como o Big Data é utilizado no e-commerce?

Se você ainda não se sentiu convencido sobre o Big Data no e-commerce, reunimos algumas informações de como ele está sendo aplicado nos negócios para melhorar as abordagens comerciais e a experiência do público. Veja, a seguir.

Ações de marketing e fidelização dos clientes

Os recursos digitais já vêm sendo aplicados para identificar perfis de consumidores, como nomes, gêneros, idades, profissões, localizações etc. Esses dados ajudam a criar uma conexão com cada pessoa, com base em suas necessidades, compras e frequências.

Ou seja, após a compra ser concluída, vendedores investem no relacionamento com a clientela, e a coleta de dados é essencial para isso. Por meio de informações atualizadas e conectadas, podem ser disparadas mensagens de e-mail com promoções para as pessoas certas.

Personalização de ofertas

O cliente atual deixa rastros por todos os sites e aplicativos que navega, o que é possível graças à análise de mecanismos de busca (como o Google) e rastreamento de IP . Ao obter esses dados e centralizá-los, o vendedor identifica as demandas pessoais para criar campanhas personalizadas.

A tecnologia aumenta o leque de soluções para as necessidades e problemas de cada consumidor, e não algo padronizado para um grupo semelhante. Assim, o índice de conversão cresce, além do ticket médio e do grau de fidelização do público.

Ou seja, conhecer o comportamento dos internautas garante ofertas mais diretas e eficazes. Essa revolução digital favorece até a disrupção no setor imobiliário, por abreviar as etapas de venda, pois as pessoas interessadas em um imóvel têm suas dúvidas e necessidades solucionadas mais rapidamente.

Quais são as vantagens do Big Data para quem atua com vendas online?

Veja os benefícios que a abordagem comercial online traz para seu negócio.

Comunicação direcionada

O Big Data permite descobrir como seu nicho de mercado deseja ser tratado, ou seja, a linguagem, o tom e as preferências que fazem a pessoa se sentir atraída pelas suas ofertas. Quando você otimiza suas ações de marketing e usa uma comunicação direcionada, há grandes chances de atingir a audiência. Dessa forma, você sabe justamente o que falar e quais canais dão retorno.

Conhecimento de tendências

Quando a análise do Big Data é feita com dedicação, torna-se possível detectar alguns padrões e tendências. Por exemplo, se algum produto ou bem tem pouca procura, mas nota que a frequência está aumentando, pode ofertá-lo antes da concorrência. Assim, quando a busca estiver alta, as pessoas já estarão acostumadas a procurar por você.

Otimização do pós-venda

A venda não termina depois de fechar negócio. Após finalizá-la, é necessário conservar o vínculo com o comprador, e o Big Data é essencial para isso.

Fazer o gerenciamento de clientes com dados conectados e atualizados garante um suporte mais ágil e eficaz. Isso porque todo o histórico de captação de cada consumidor estará no seu sistema, permitindo um atendimento completo. Além disso, é possível enviar mensagens de pós-venda para saber como está o uso do bem adquirido e se existem dúvidas sobre algo.

Como usar o Big Data para vender mais?

Para usar sua base de dados a fim de aumentar as vendas, basta seguir as recomendações a seguir.

Identifique as fraquezas da concorrência

O cruzamento e a análise de menções e comentários a respeito dos seus “rivais de mercado” permitem medir suas fraquezas. O Big Data permite a criação de uma abordagem comercial com soluções atrativas para o cliente, adicionando os diferenciais que seus concorrentes não estão entregando ou executando de forma satisfatória.

A avaliação sistemática do mercado traz resultados concretos e muito melhores do que a estratégia convencional embasada em suposições.

Tome decisões operacionais com base no Big Data

A ciência de dados favorece o uso de todos os registros para o alinhamento criativo de novos recursos. Assim, você consegue criar experiências que entregam valor real para o seu cliente.

Como exemplo de assuntos que devem ser questionados para o sucesso do seu negócio, podemos citar:

  • que imóveis terão melhor aceitação se oferecidos para pessoas com poder aquisitivo?
  • qual é a melhor plataforma de vendas para anunciar os imóveis da minha corretora?
  • quais canais de contato são mais eficientes para divulgar os imóveis?
  • quais bairros ou regiões são mais visados pelos compradores?

Ter a estratégia embasada nesses questionamentos permitirá que sua corretora tenha um alcance digital favorável.

Aumente a presença da sua marca na internet

A ciência de dados permite o gerenciamento de informações estratégicas que podem atingir pessoas influentes nas mídias sociais, gerando o marketing de defensores. Nele, compradores satisfeitos apoiam e defendem seu negócio no meio digital.

Isso é possível, desde que você crie uma experiência de compra/venda memorável para seus clientes, podendo transformá-los em verdadeiros “evangelizadores” da sua empresa. Dessa forma, eles compartilham as suas postagens nas redes, fornecem feedbacks sobre a jornada de compra e indicam sua marca para amigos e conhecidos — a famosa propaganda boca a boca. Portanto, esteja onde seus possíveis clientes estão.

Como visto, o Big Data no e-commerce pode trazer diversos benefícios, se aplicado com foco na experiência do cliente e em melhorias tecnológicas. Dessa forma, você colhe resultados positivos para o seu empreendimento, como responsividade (navegação intuitiva na plataforma de venda), instantaneidade nas negociações e clareza de informações, que pode ser escrita na hora de anunciar na OLX, por exemplo.

Se você gostou deste conteúdo, que tal aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Conheça as melhores dicas de vídeos de apresentação de imóveis para a internet.

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