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Aprenda como medir o ROI digital de seus anúncios na internet

Por Equipe OLX | 16/12/2020 - Atualizado em: 09/12/2020

Métricas, investimentos e resultados: essas são três expressões importantes para a atualidade, pois estão relacionadas às estratégias necessárias para alcançar os seus clientes em tempos de distanciamento social. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo para falar sobre o ROI digital.

O nosso objetivo é oferecer uma ampla orientação sobre o tema, demonstrando como você pode monitorar e entender os indicadores das suas campanhas de publicidade e marketing digital, economizando recursos e conquistando resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é ROI digital e qual sua importância?

Uma boa forma de explicar esse conceito é começando por sua sigla. ROI é uma abreviação para a expressão inglesa Return over Investment, sendo, portanto, a métrica responsável por indicar o retorno sobre o investimento realizado em determinada estratégia.

Como pode notar, trata-se de uma métrica fundamental e aplicável para qualquer operação ou empreendimento, servindo para o mercado financeiro, imobiliário, empresarial e afins. No entanto, a métrica é particularmente especial para qualificar os seus resultados no mundo publicitário.

Como todos sabemos, o mecanismo básico da publicidade é bastante simples: você paga para ganhar exposição, na expectativa de que isso traga visibilidade ao que você quer mostrar — o que é uma descrição bem objetiva de como os anúncios funcionam.

Nesse sentido, o ROI digital foi criado para examinar com mais cuidado os retornos dos investimentos com publicidade digital. Assim, você consegue identificar as campanhas de maior sucesso, evitando gastar com abordagens menos eficientes.

Tecnicamente, o ROI digital não tem grandes diferenças do conceito utilizado nas outras áreas, pois a qualidade do cálculo está justamente em sua simplicidade. Basta saber quanto você investiu e quanto você ganhou para, então, derivar o resultado real sobre o valor aplicado.

Dentro da sua empresa, o ROI digital costuma ser acompanhado pelo time de marketing, que é a equipe que conta com a expertise necessária para comparar o ROI de diferentes estratégias e investigar por que algumas são mais efetivas do que as outras.

No fim das contas, o ROI é um elemento fundamental para qualquer gestão que busca otimizar o núcleo de gastos, evitando desperdiçar recursos e tempo com campanhas, investimentos, estratégias e abordagens que sejam comprovadamente menos eficazes.

Como medir o ROI de anúncios na internet?

Agora que você tem uma boa noção sobre o que é o ROI digital, chega o momento de entender como implementar esse cálculo. Para facilitar a compreensão, criamos cenários e explicações que consideram as características do seu cotidiano.

Então, vamos lá. Com as dificuldades criadas pela pandemia, você enxergou a importância de digitalizar a sua captação de clientes.

Para isso, você recorreu a várias plataformas, como Google Ads, YouTube Ads e por aí adiante. Cada uma dessas conta com suas particularidades e um públicos, mas para o bem dessa explicação, não mergulharemos nessas diferenças agora.

Apenas digamos que você escolheu uma dessas plataformas, montou uma campanha com o seu time de marketing e definiu um orçamento de R$30 mil. Portanto, R$30 mil é o valor do investimento realizado.

Depois de veicular a campanha, o time monitora os resultados derivados dessa estratégia de publicidade. Para imobiliárias, é comum que os anúncios sejam para estimular a exposição e venda dos imóveis.

Por outro lado, pode ser que a sua campanha seja mais focada no reconhecimento da marca, com o objetivo de trazer tráfego para o site. Independentemente do objetivo da sua campanha, após investir na publicidade, é importante avaliar os resultados — nesse caso, em vendas.

Então, após o período de veiculação da publicidade em sites, o seu time chega à conclusão de que a imobiliária realizou R$270 mil em vendas a partir desses anúncios. Portanto, R$270 mil é a receita. Agora, vamos analisar a equação do ROI:

ROI = [(Receita – Investimento) / Investimento] * 100

Considerando R$30 mil como o custo do investimento e R$270 mil como a receita gerada, a equação é solucionada da seguinte maneira:

ROI = [(270.000 – 30.000) / 30.000] * 100

ROI = (240.000 / 30.000) * 100

ROI = 8 * 100

ROI = 800%

Nesse exemplo, houve um retorno de 8 vezes sobre o capital aplicado em publicidade. Percebe? O cálculo é bastante simples e prático. Mas, aqui, vale notar que isso é apenas um exemplo ilustrativo e não uma indicação pontual de que esses serão os seus resultados.

Afinal de contas, o cálculo do ROI é um excelente elemento comparativo para a tomada de decisões. Na maioria das vezes, você busca identificar qual a campanha de maior sucesso em todo o histórico de gastos com publicidade.

O que faz uma boa campanha são fatores alheios ao cálculo, como a qualidade da mensagem, a atratividade da arte, o valor da oferta, a distinção do elemento anunciado etc. Tudo isso tem de ser considerado, mesmo em comparações entre ROIs discrepantes, como entre 2 e 8.

Assim, também é importante olhar além desses números para entender por que uma campanha trouxe resultados tão bons. Foi a mensagem, o tom, o público-alvo, o período do ano? Enfim, a decisão sempre deve ser ampla, considerando várias justificativas para o resultado.

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

Por fim, é interessante fazer uma distinção rápida entre ROI e ROAS. Como viu ao longo deste artigo, o ROI avalia o retorno sobre o investimento aplicado. Já o ROAS (Return on Advertising Spend) é a métrica criada exclusivamente para apontar os retornos sobre investimentos publicitários.

A princípio, a diferença parece ser meramente nominal, pois o cálculo segue os mesmos preceitos do ROI:

ROI = [(Receita – Investimento) / Investimento] * 100

ROAS = [(Retorno dos Anúncios – Custos Publicitários) / Custos Publicitários] * 100

No entanto, nos custos publicitários do ROAS, você pode incluir outros gastos que resultaram na publicidade paga, como a contratação de profissionais freelancers para a produção de arte e texto, assim como eventuais custos pagos a uma consultoria publicitária.

Com pôde ver, tanto o ROI quanto o ROAS são ferramentas interessantes para a sua operação, pois examinam cuidadosamente os retornos aferidos nas suas campanhas, com precisão e velocidade.

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